sexta-feira, 20 de abril de 2012

Pesquisa In loco no Museu de Araranguá

Na imagem acima todas as esculturas do artista que estavam expostas no Museu.


História em Arte
"A arte de esculpir com as mãos terá sido a primeira e mais humana das idéias. Esta ação do homem pode ser apreciada desde o neolítico quando o homem aprendeu a polir a pedra. A segunda mostra de arte do Museu Histórico de Araranguá "História da Arte", ilustra as façanhas do Artista Plástico Nilton C. Altieri, que no entalhe da madeira bruta a transforma em obras que exprimem da sociedade contemporânea um contexto riquíssimo em historicidade. Ao interferir na madeira o artista traduz sua capacidade, sua visão desse modo e uma sensibilidade toda particular, que o faz concretizar minuciosamente em cada detalhe da obra o enredo de um tempo. De maneira particular, o artista plástico Altieri projeta nas raízes e troncos a sua inspiração, e livremente cria as mais fantásticas obras, que mesmo inacabadas, interagem no cotidiano de quem as aprecia, expressando de maneira muito clara e realista, os anseios, valores, e a história de um povo. Entre tantas obras presentes nessa mostra, o artista prova isto claramente em pelo menos duas delas - trata-se de uma escultura ilustrando a trajetória do município, batizada como "Araranguá da Era do Machado a Era do Computador", peça que foi produzida logo após o centenário de emancipação política da cidade, presente do artista para a memória araranguaense, e a outra, comemorada uma das mais importantes obras de arte do Brasil por retratar sua história de 500 anos em umaescultura de rara riqueza e minuciosos detalhes, chamada "Brasil Passado e Presente". Com essa mostra o Departamento Municipal de Cultura, e o artista objetivam relacionar e interagir duas vertentes da cultura araranguaense, as artes plásticas e a história em um único espaço, onde encontros são otimizados no apogeu cultural de nossa cidade, o Museu." (Museu Histórico de Araranguá)



Na sexta-feira (13/04) fomos a uma exposição no Museu Histórico de Araranguá onde estava expostas as esculturas em madeira do artista plástico Nilton C. Altieri. 
Altieri nasceu em 06 de junho de 1962 na cidade de Novo Hamburgo no estado de Rio Grande do Sul e radicado em Araranguá a 24 anos. Descobriu sua habilidade ainda na adolescência, desde então veio se dedicando ao seu talento nas confecções de suas belíssimas artes feitas em madeira. Altieri possui obras espalhadas por todo o Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Nova York e França. Em toda sua trajetória como artista calcula em ter produzido mais de mil peças entre as obras sacras, monumentos, peças decorativas e utilitários.
Através dessa exposição de esculturas criei um croqui conceitual inspirado na escultura "Símbolo da Sabedoria" que é uma coruja.



  Na imagem acima o croqui e a obra de inspiração.

Acesso em: Abril de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário