terça-feira, 3 de julho de 2012

Silhuetas

Hoje vou falar sobre as silhuetas que é muito importante saber, para vestir a roupa ideal ao seu corpo.




Ampulheta: A maior característica de quem tem   silhueta do tipo ampulheta é a cintura bem fininha, o que faz com que os quadris e os ombros tenham, geralmente, medidas iguais, é considerado (tecnicamente)o tipo físico ideal! Não precisa de tantas correções, apenas suavizar volumes. Para suavizar as formas é bom não marcar a cintura em excesso, quanto mais natural o meio do corpo parecer, melhor. Peças super justas ou largas demais desequilibram essa silhueta que já nasceu perfeita então é bom evitar!
 
 


Triângulo ou pera: A silhueta triangulo é a mais brasileira de todas as silhuetas! É a que tem medida de ombros menor do que a medida do quadril. É a forma de corpo que chamam de violão por conta da parte de baixo ser mais chamativa visualmente! Pra equilibrar a silhueta e harmonizar a forma do corpo, o ideal é que escolha peças que diminuam visualmente o quadril e valorizem a parte superior do corpo, sempre chamando atenção também, pra colo, pescoço e rosto! Para diminuir visualmente o quadril, vale escolher caimento soltinhos e suaves, nada super justo ou grudado na pele, sempre em cortes retos e não enviesados. Para aumentar ombros e seios vale chamar atenção sempre pra cima e para o centro do torso com peças mais chamativas, com detalhes e acessórios.


Triângulo invertido: A silhueta maior em cima, com medidas de ombros e costas maiores do que as medidas do quadril, é identificada (tecnicamente) como 'triângulo invertido", é a silhueta triangular, de cabeça pra baixo! Geralmente quem tem essa silhueta tem também pernas finas, o que é ótimo pra valorizar a parte de baixo do corpo e assim equilibrar o tipo físico. O objetivo maior da silhueta em triângulo invertido é minimizar visualmente a largura dos ombros e acrescentar volume à parte inferior do corpo. As cores ajudam a equilibrar o corpo, a parte mais pesada visualmente (ombros, seios, costas) pode sempre ser vestido com cores mais escuras e neutras, e a parte mais fininha (quadril, bumbum, coxas) pode ser vestida com cores mais claras, vivas e chamativas, também ficam reservadas à parte de baixo toda sorte de detalhes, babados, bolsos, recortes, estampas, aplicações, texturas e mais. Tudo pra deixar a parte de cima bem lisa, bem simples, bem menos chamativa. Calças com cortes largos e boca de sino, calças jeans com lavagem clara acrescenta volume na parte inferior

   
Retângulo: A característica mais marcante da  silhueta   retangular é a cintura pouco marcada, com impressão de corpo reto! As medidas de ombros e quadril têm, mais ou menos, as mesmas larguras, então, ombro, quadril e cintura ficam mais ou menos "alinhados", parecendo um retângulo mesmo. Então  as roupas têm que ajudar a criar ilusão de corpo mais curvilíneo, com cintura bem marcada! Escolher vestir o que chama atenção pros ombros e valoriza quadril e, claro, define a cintura! Tudo no look tem que chamar atenção para o centro do corpo e para o rosto, e valorizar as partes mais finas da silhueta: pernas, braços, pescoço e cintura. Para equilibrar a silhueta retangular o ideal é blusas com faixas que amarram na cintura, cardigã e casaquinhos que são usados abertos, saias em modelagem evasê, calças com pernas retas ou mais amplas, coletes (que afinam o tronco!) e vestidos com cintura marcada por pences (ou com cintura mais baixa).


Oval: Todo mundo, acima do peso ou não, tem partes finas no corpo como pernas, canelas, pulsos, e pescoço. O segredo de quem tem silhueta oval é valorizar essas partes fininhas, pra desviar a atenção da parte mais cheia da silhueta. Quem tem tipo físico oval tem cintura pouco marcada, barriguinha saliente e geralmente tem ombros menores. Essa silhueta pode combinar isso tudo com seios e coxas pequenos ou grandes. 
Vale explorar as pernas, chamar atenção pro torso com decotes bacanas. Tudo deve fazer parecer mais magrinha. Estampas, cores chamativas, detalhes e aplicações devem ser posicionados longe da barriguinha, longe dos culotes, longe dos seios, sabe como? É bom guardar quaisquer excessos pros ombros, bem pertinho do rosto, ou evitar excessos em geral.


Referência: http://www.combinacomvoce.com.br
Acesso em: Julho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário