segunda-feira, 19 de março de 2012

Tecnologia e a moda

Na imagem acima alguns exemplos de peças com o tecido Luminex, como blusas, calças, jaquetas, um colcha e uma almofada.

Luminex é um tecido inteligente, que os italianos desenvolveram uma estrutura de fibras ópticas em panos. Com esses recursos, as peças ganham uma tonalidade multicolorida, e a potência da luz varia de acordo com a funcionalidade das roupas. Luminex foi criada com fios de todos os tipos que emitem luz em cores diferentes. A fibras luminosas usadas pela Luminex são detectores especiais de particulas elementares, fibras usadas em grandes experimentos científicos. Após inúmeras tentativas e experiências, hoje é possível integrar a fibra luminosa no tecido dando-lhe brilho próprio. Esta inovação pode ser utilizada em diversas aplicações. A ideia de dar luz própria aos tecidos não é nova. Desde o nascimento da fibra ótica no início dos anos 70, diversas empresas vêem tentando iluminar tecidos, mas sempre acabaram esbarrando em grandes dificuldades tecnológicas. Hoje, Luminex é uma realidade e está disponível como produto industrial.Com a utilização de microchips o tecido ficará ainda mais leve, ganhará mais atributos luminosos e será transformado em um material inteligente capaz de processar sinais vitais como a batida do coração e a temperatura do corpo e responder consistentemente a estímulos externos. Duas empresas européia estão nessa tendência lançando peças hightech iluminadas ou que interagem com diversos tipos de Gadgets. A peça não fica quente, não há risco de choque elétrico.

Na imagem acima alguns exemplos de sapatos feitos com leds mais azulados.

Sapatos iluminados por leds. A estilista italiana Francesca Castagnacci, teve a ideia muito mais refinada de iluminar os calçados femininos. Francesca criou sapatos de salto alto com fios de fibra ótica, que garantem efeitos sutis luminosos e coloridos. A fibra ótica em si não emite luz, mas ela reflete por todo o sapato a cor e os raios dos leds colocados na ponta dos fios e  na costura do produto. 

Na imagem acima exemplo da calça tecnológica, com um teclado na parte da frente, um bolso para o mouse na parte de trás, um alto falando na lateral e o cinto que conecta ao laptop ou computador.

O estudante de Design de 22 anos, Erik de Nijs, projetou uma calça jeans para os usuários de computadores. Com o jeans, batizado de "Beauty and the Geek", Erik pensou na liberdade que os usuários teriam ao usá-los por trás das telas do computador, sem ficarem presos no mesmo lugar. A calça é moderna, e cada coisa tem seu lugar, como o mouse sem fio, que tem no bolso traseiro da calça, o modelo também possui alto-falantes, que ficam embutidos nos joelhos da calça, o teclado se conecta com o computador ou laptop via Bluetooth, o plug para a conexão é em formato de cinto, que pode ser usado na calça normalmente, enquanto não se está conectado. Não tem muitos corajosos que usariam essa novidade que une tecnologia e moda. Porém o designer afirmou que está em busca de alguma empresa que se interesse pelo projeto e que possua dinheiro para investir na novidade para que possa ser divulgada e vendida em todo o mundo.


Referência: http://www.comunidademoda.com.br/tecidos-inteligentes-tornam-roupas-hightech 
http://noticias.vidrado.com/lancamentos/moda-e-tecnologia-sapatos-iluminados-por-leds/ 
http://blog.costurebem.com.br/2012/03/calca-jeans-para-os-apaixonados-por-tecnologia/ 
Acesso em: Março de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário